Alimentação Saudável

17/03/2010 15:27

Primeiramente vamos estabelecer alguns conceitos.

O que é Nutrição?

Estado fisiológico do corpo que resulta do aproveitamento, pelo organismo, dos alimentos consumidos, e envolve a digestão, absorção e excreção. A utilização da energia e nutrientes provenientes dos alimentos se dá em nível celular.

O que é Alimentação?

É o ato de comer. É voluntário e acontece por nossa escolha.

Desta forma podemos escolher os alimentos que comemos, as quantidades e sua distribuição em refeições por dia.

O que é Alimentação saudável ou equilibrada?

Alimentação que deve ser adequada as nossas necessidades biológicas e sociais de acordo com a fase da vida. Deve ser de fácil acesso, saborosa, variada, colorida e segura, no aspecto sanitário. Devemos considerar os alimentos regionais, em nossas escolhas.

Para fazermos uma alimentação saudável, ela precisará ser equilibrada e conter a energia necessária para a realização das atividades diárias.

Será importante que nossa alimentação forneça todos os nutrientes que precisamos, tais como: Carboidratos (açúcares), proteínas, lipídios (gorduras), vitaminas e sais minerais. Sem se esquecer da água. O Ministério da Saúde recomenda Dez passos para uma alimentação Saudável, são eles:

·        Procurar realizar o café da manhã, almoço e jantar e ainda um pequeno lanche no meio da manhã e a tarde, sem pular refeições;

·        Consuma ao longo do dia, 6 porções do grupo dos cereais ( arroz, pães, milho, trigo, massas), batatas e raízes como mandioca, macaxeira, aipim. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

·        Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches

·        A mistura de arroz e feijão nas refeições é uma combinação tipicamente brasileira e completa em termos de proteínas. Deverá ser consumida pelo menos cinco dias da semana.

·        Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

·        Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atenta aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

·        Evite os refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

·        Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

·        Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

·        Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

Além disso:

·        Mantenha uma grande variedade de alimentos em suas refeições;

·        Crie tempo para comer, não faça as suas refeições em pouco tempo, mastigue bem os alimentos.

Seguindo estas recomendações você terá uma alimentação mais saudável e mais bem estar.

Até breve,
 

Profa. Márcia Pimentel

Nutricionista e Professora do Curso de Gastronomia da Univ. Estácio de Sá

CRN 921002335

 

Fontes:

Glossário temático: alimentação e nutrição Ministério da Saúde - https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/

Voltar